Introdução de alimentos sólidos variados.

 

 

 

 

O médico irá aconselhá-lo sobre os cuidados a ter com a alimentação do seu bebé, bem como sobre a incorporação dos adequados alimentos na dieta do bebé à medida que cresce.

Introdução de alimentos sólidos

Entre os 6-8 meses, o bebé é alimentado principalmente com leite materno ou com uma fórmula de transição, devendo também nesta fase serem introduzidos alimentos sólidos..

Se a introdução inicial de alimentos sólidos, como os frutos e legumes em puré ou ligeiramente cozidos estiver a correr sem qualquer problema, poderá de forma gradual introduzir os seguintes alimentos: vitela ou frango cozido, peixe desfiado (limpar cuidadosamente as espinhas), massa, tosta, pão, lentilhas, arroz, ovo cozido e iogurte (escolher produtos sem adição de açúcar).

 

Quando é que o bebé poderá ingerir alimentos sólidos

Cada bebé é diferente, mas há três sinais claros de que em conjunto indicam que o bebé é capaz de comer alimentos sólidos para complementar o leite materno ou a fórmula de transição. É muito raro que estes sinais apareçam juntos antes dos seis meses de idade.

  • O bebé é capaz de sentar-se e segura a cabeça.
  • Tem capacidade de coordenar os olhos, mãos e boca, para que possa ver a comida, agarrá-la e levá-la à boca sem ajuda.
  • É capaz de engolir alimentos. Bebés que não estejam preparados para engolir os alimentos expulsam a comida para fora da sua boca e acabam por espalhar a comida na sua cara em vez de colocarem no interior da boca.

Porque é que a alimentação é importante?

Quanto mais cedo você estabelecer uma dieta adequada para o seu bebé, melhores resultados ele irá obter. Por outras palavras, dar ao seu filho uma alimentação ideal a partir de uma idade precoce é a melhor maneira de ajudá-lo a atingir as etapas do seu desenvolvimento. Promova hábitos alimentares e gostos saudáveis, oferecendo ao bebé em desenvolvimento uma variedade de alimentos saudáveis e ricos em nutrientes que satisfaçam as suas necessidades nutricionais.

Enfamil premium 2 é adequado para lactentes de 6 meses como parte de uma dieta variada. Ele contém uma mistura especial de DHA, ferro, cálcio, zinco e vitaminas necessárias para o normal desenvolvimento e crescimento do seu bebé:

  • Enfamil Premium 2 é a primeira fórmula infantil para bebés com o nível exigido de 0,3% de DHA (1) (ácido gordo ómega 3), importante para o desenvolvimento normal da visão do seu bebé. A EFSA (European Food Safety Authority) reconheceu que esta quantidade é adequada para o desenvolvimento normal da visão de lactantes. (2,3,4)
  • O ferro promove o desenvolvimento cognitivo normal
  • O cálcio e a vitamina D são necessários para o crescimento e desenvolvimento normal dos ossos
  • O zinco promove o desenvolvimento normal

 

Bibliografia:

  1. Contém um teor de pelo menos 0,3% de DHA de ácidos gordos totais
  2. EFSA Journal 2009, 941: 1-14.
  3. Regulatory Commission (UE) n.º 440/2011 de 06 de maio de 2011
  4. Será necessária a ingestão de 100 mg de DHA por dia para se conseguir o efeito referido.
">