Como saber se o seu bebé sofre de cólicas

 

 

 

 

 

Cólica é o termo médico usado para se referir a um excessivo e frequente choro de um bebé que aparentemente parece ser saudável e bem alimentado. É uma desordem comum, mas mal entendida que afeta cerca de 30% das crianças.

Normalmente, aparece durante as primeiras semanas de vida, mas muitas vezes tenderá a desaparecer quando o bebé tiver por volta de quatro meses ou mais tarde, por volta dos seis meses de idade.

Na maioria dos casos, o choro intenso ocorre no final da tarde ou no início da noite e geralmente pode demorar várias horas. Também é possível que note que o seu bebé fica vermelho, aperta os punhos, dobra os joelhos sobre a zona abdominal ou arqueia as costas.

Se o seu bebé tem cólicas pode parecer que sofre. No entanto, essas crises de choro não são prejudiciais para o seu bebé, ele continuará a alimentar-se e a aumentar de peso normalmente. Não existem dados científicos claros que comprovem que as cólicas afetam a saúde do bebé.

Consulte o seu pediatra

Se o seu bebé chorar muito deverá ir ao médico, porque poderá estar a excluir aspetos que podem causar o choro do bebé, tais como eczema ou doença do refluxo gastro esofágicos (DRGE). A DRGE consiste num distúrbio em que o ácido do estômago sobe para o esófago.

Se não existirem outras causas para os sintomas do bebé, o diagnóstico poderá ser cólicas (embora este seja apenas um termo atribuído quando o bebé chora muito). O seu pediatra poderá aconselhá-lo sobre o que poderá fazer para ajudar o seu bebé e descobrir mais sobre os possíveis tratamentos.

O que provoca as cólicas?

A causa ou causas das cólicas é desconhecida, embora exista um grande número de teorias, como a indigestão, a retenção de gases ou hipersensibilidade intestinal temporária a determinadas proteínas e açúcares do leite materno.

No entanto, existem poucas evidências que comprovem essas teorias.

As cólicas aparecem tanto em rapazes como em raparigas, e tanto em bebés alimentados com o leite materno como em bebés alimentados com fórmulas.

Conselhos para os pais

Cuidar de um bebé que sofre de cólicas poderá ser uma situação preocupante para os pais, especialmente no caso de serem pais pela primeira vez. É importante lembrar:

  • Você não é o responsável pelo aparecimento das cólicas no seu bebé - não significa que o seu bebé esteja doente ou que está a fazer algo errado, ou que o bebé vos esteja a rejeitar
  • O seu bebé irá melhorar com o tempo
  • Deve-se preocupar com o seu bem-estar - Se possível, peça a familiares ou amigos que o ajudem, porque é importante para si, faça uma pausa e descanse enquanto o bebé dorme

Recomendações para ajudar o seu bebé

De momento, não existe qualquer método estabelecido que funcione para todos os bebés com cólicas. No entanto, existem várias técnicas que o podem ajudar, tais como:

  • Abrace-o durante um episódio de choro
  • Evite que o bebé engula ar segurando-o na vertical durante a lactação
  • Dê-lhe banho com água morna
  • Dê-lhe uma massagem suave na zona abdominal

Alguns bebés também podem melhorar com a introdução de algumas alterações na sua alimentação, como por exemplo, dê-lhe algumas gotas de leite materno ou de fórmula, podem ajudar a digestão e libertar as bolhas de gás presas no sistema digestivo do bebé. Obtenha conselhos do seu pediatra..