Informe-se sobre as normas de alimentação e nutrição para que o bebé cresça são.

 

Com a alimentação e os cuidados adequados, o seu bebé crescerá e desenvolver-se-á rapidamente durante o seu primeiro ano de vida. Encontrará aqui um conjunto de orientações e recomendações que são importantes para o desenvolvimento e segurança do seu bebé no primeiro ano de vida.

Nota importante: O aleitamento materno proporciona o melhor alimento para os bebés. O pediatra é quem melhor o poderá aconselhar sobe os cuidados a ter com a alimentação do seu filho, e sobre quais os alimentos que deverá adicionar à sua dieta à medida que cresce.

0-6 Meses

Durante esta fase, o bebé irá obter os vários nutrientes de que necessita a partir do leite materno.

As lactantes são aconselhadas a tomarem suplementos de vitamina D (10 µg por dia) para aumentar as suas reservas e da criança. Consulte o seu médico sobre a identificação dos suplementos que são adequados para o bebé durante a amamentação.

O bebé recebe o DHA no leite materno, é conveniente continuar a ingerir salmão, atum, cavala, ou suplementos alimentares. A ingestão de DHA (ómega-3) pela mãe durante a gravidez e durante a amamentação promove o desenvolvimento normal dos olhos e do cérebro do bebé. As mulheres que amamentam necessitam de 200 mg de DHA por dia, para além da ingestão diária de ómega-3 recomendado para adultos (250 mg de DHA e EPA. Mais informações sobre o aleitamento materno.

4-6 Meses -a transição para alimentos sólidos

A Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar (EFSA) recomenda a introdução de uma alimentação diversificada entre os 4 a 6 meses de idade. Entre os 4 e os 6 meses de idade, após consulta com o médico, poderá iniciar, de forma gradual, a diversificação da alimentação do seu bebé, introduzindo os primeiros alimentos sólidos: frutas e legumes cozidos ou em puré como complemento do leite materno. Não é aconselhável introduzir a Diversificação alimentar antes dos 4 meses, porque o sistema digestivo da criança ainda se encontra imaturo.

Se, após consulta com o médico, decidir introduzir alimentos sólidos antes dos seis meses, deverá evitar certos alimentos que podem causar alergias ao bebé. Eles são: alimentos que contenham trigo, glúten, frutos secos, amendoim e derivados, sementes, fígado, ovos, peixe, mariscos, leite de vaca e queijos de pasta mole ou não pasteurizados.

6-8 Meses - Alimentos sólidos

Durante os 6-8 meses, o bebé para além de ser alimentado com o leite materno ou com a fórmula de transição, deverá começar a ingerir alimentos sólidos variados.

Nota importante: O pediatra é quem melhor o poderá aconselhar sobe os cuidados a ter com a alimentação do seu filho e sobre os alimentos que deverá adicionar à sua alimentação à medida que cresce.

Se a introdução inicial dos alimentos sólidos, como frutas e legumes em puré ou ligeiramente cozidos, está a correr bem, poderá gradualmente introduzir os seguintes alimentos: vitela ou frango cozido, peixe desfiado (limpar cuidadosamente as espinhas), massa, tosta, pão, lentilhas, arroz, ovo cozido e iogurtes (escolher produtos sem adição de açúcar). Mais informações sobre a transição para alimentos sólidos.

8-12 Meses - uma dieta variada

Aos poucos, o bebé vai adaptar-se a comer três refeições por dia. Baseadas em alimentos moles, cortados em pedaços pequenos que a criança poderá agarrar com os dedos.

Nesta idade, a alimentação do bebé deverá ser constituída por muitos alimentos diferentes: frutas e legumes; pão, arroz, massas, batatas e outros amidos e féculas; carne, peixe, ovos, vegetais e outras fontes não lácteas de proteína, bem como produtos lácteos, como o iogurte.

O leite de vaca não é recomendado como sendo uma bebida, porque não contém a quantidade de nutrientes adequados necessários para satisfazer as necessidades nutricionais das crianças com menos de 12 meses de vida. Poderá introduzir o leite de vaca pasteurizado como uma bebida a partir dos 12 meses, ou uma fórmula para crianças nessa idade. Se estiver a alimentar o bebé com o biberão, aos seis meses de idade , seria o momento ideal para substituí-lo por um copo. Aos 12 meses de idade o bebé deveria ter deixado de usar biberões. Caso contrário, será difícil deixar o hábito confortante de chuchar na tetina.

Outras considerações

Evite sumos de frutas durante os primeiros seis meses

  • Os sumos de frutas, como de laranja ou de toranja, são uma excelente fonte de vitamina C. No entanto, também contêm açúcares naturais e ácidos que podem causar cárie dentária. Não deverá dar sumo de fruta a um bebé antes dos seis meses. Depois dos seis meses, as refeições poderão ser acompanhadas com um sumo de fruta diluído (uma parte de sumo para dez partes de água). Ao tomar o sumo com alimentos (e não entre as refeições) o risco de cárie dentária é reduzido.

Evite mel no primeiro ano

  • O mel e doces feitos com mel deverão ser evitados até que a criança tenha 1 ano de idade. O mel pode conter bactérias que causam botulismo, um tipo grave de intoxicação alimentar.

Evite peixes com alto teor de mercúrio

  • Apesar dos peixes gordos serem recomendados após os 6 meses de vida, evite dar ao bebé o peixe-espada, tubarão ou imperador, porque tratam-se de espécies que tendem a acumular mercúrio.

Preste atenção a alimentos com potencial de asfixia.

Triture muito bem os alimentos para que o bebé os consiga engolir com facilidade. Pedaços grandes ou irregulares podem ficar presos na traqueia, bloqueando a passagem de ar para os pulmões.

Alimentos a evitar

  • Pedaços de pão
  • Uvas inteiras
  • Frutos secos
  • Pipocas
  • Batatas fritas
  • Pedaços de legumes crus e cozidos
  • Rebuçados e gomas