Todas as mulheres têm necessidades nutricionais especiais durante a gravidez, mas existem algumas circunstâncias em que essas necessidades são ainda mais importantes.

 

Continue a ler para ver se alguma destas situações se aplica a si e não se esqueça de ir regularmente a consultas pré-natais com o seu médico.

Tem mais de 35 anos?

Cada vez mais mulheres têm filhos com idade mais avançada. Embora haja um risco ligeiramente aumentado de problemas de saúde em mulheres grávidas com mais de 35 anos de idade, como pressão arterial alta ou diabetes gestacional, hábitos de vida saudáveis podem ajudar a reduzir o risco de complicações e dar ao bebé o melhor começo na vida. Certifique-se que tem uma dieta saudável, permaneça ativo e evite álcool e tabaco.

É vegetariana ou vegan?

Como futura mãe vegetariana ou vegan, precisa ter certeza de obter ferro, vitamina D, vitamina B12 e cálcio em quantidades suficientes. Uma dieta variada e equilibrada é a melhor maneira de receber todos os nutrientes que necessita. Tente tomar vegetais de folhas verdes, legumes, cereais de pequeno-almoço enriquecidos e bebidas de soja, sem açúcares adicionados e enriquecidos.

Converse com seu médico se tiver alguma dúvida relacionada com os nutrientes que precisa.

Têm diabetes gestacional?

A diabetes gestacional consiste na aparência de altos níveis de açúcar durante a gravidez. Embora possa ocorrer a qualquer momento, é mais frequente na segunda metade da gravidez. A diabetes gestacional pode causar-lhe alguns problemas para si e para o seu bebé, pode reduzir o risco de complicações se for devidamente diagnosticado e controlado. Algumas mudanças na sua dieta ou algum exercício podem ajudar a controlar o açúcar no sangue, mas também pode vir a necessitar de medicação.

A diabetes gestacional geralmente desaparece após o parto, mas o seu médico monitorará periodicamente os seus níveis de açúcar no sangue para garantir que tudo volte ao normal.

Está a espera de gémeos?

Pode sentir-se sobrecarregado se estiver grávida de gêmeos, mas o conselho que lhe damos para se manter saudável é o mesmo que se estivesse à espera de um único bebé. Comer saudável e fazer exercícios suaves ajudará a dar aos seus bebés o melhor começo possível. O ferro é ainda mais importante para as mulheres que esperam gêmeos, deve comer muita carne vermelha, vegetais de folhas verdes, legumes e cereais de pequeno-almoço enriquecidos. O seu médico irá pedir-lhe alguns exames de sangue complementares para se certificar de que não tem anemia e poderá prescrever-lhe um suplemento de ferro se os seus níveis forem baixos. Lembre-se que o seu médico está lá para a ajudar se tiver dúvidas.

O Seu médico mandou-a descansar na cama?

Se o seu médico a mandou descansar na cama não se esqueça de ver com ele quais as atividades que pode e não pode fazer. Para promover a circulação sanguínea e evitar muita pressão sobre o fígado, deverá ficar deitada de lado o maior tempo possível, de preferência do lado esquerdo. Deve evitar deitar-se de costas, porque a veia que transporta o sangue da parte inferior do corpo para o coração teria que suportar muita pressão. Se o seu médico aprova, faça alongamentos suaves para promover a circulação sanguínea.

Tente manter-se saudável e lembre-se de que deve aproveitar ao máximo o tempo gasto na cama; Há muitas coisas que pode fazer para lutar contra o tédio! Pode organizar as coisas para quando o bebé chegar ou relaxar com alguma leitura. Certifique-se de que tem tudo o que precisa à mão e deixe amigos e familiares cuidar de si.