Poderá o seu filho ler quando completar um ano? Poderá saber matemática aos 18 meses? É verdade que há muitos produtos e serviços que prometem fazer o seu bebé mais inteligente. Ao falar sobre como as crianças aprendem, pode ser difícil separar a verdade da mentira. Aqui está o que vai querer saber.

 

 

 

MITO: Os Produtos Educacionais podem ensinar o seu filho a ler.

Alega-se que alguns produtos podem ensinar as crianças a ler, mesmo com apenas 3 meses de idade. A realidade é que não há nenhuma evidência de que seja correcto. Ainda não foi comprovado que os cartões com palavras e imagens, DVDs e outros produtos para bebés, com indicações sobre aprender a ler promovam a capacidade de leitura dos bebés.

verdade: Ler para o seu bebé ajuda a acelerar a aquisição de linguagem.

As crianças aprendem como funciona a linguagem antes de aprender a falar. Ler para o seu bebé aumenta regularmente a sua capacidade linguística ao expô-lo a novas palavras. Por exemplo, nomear objetos e descrever as suas ações durante o curso do dia ajuda a aumentar o seu vocabulário e a compreender como as palavras trabalham juntos, criando assim a base do discurso. 

MITO: Os jogos para tablets e telemóveis darão ao seu bebé uma vantagem para entender informática.

As ferramentas digitais podem tornar o ensino mais divertido em crianças um pouco mais velhas e pré-escolares, mas para bebés (e até crianças mais velhas) não podem ser comparadas com o valor da sua interação, contos, conversas. E, além disso, essas atividades são gratuitas. Lembre-se de que a maioria dos especialistas aconselha que crianças menores de 2 anos não passem tempo à frente de telas.

Verdade: As atividades diárias podem apoiar o desenvolvimento do cérebro e da aprendizagem.

Tente não negligenciar o básico. O sono é a principal atividade do cérebro durante o desenvolvimento inicial e tem um efeito direto sobre o desenvolvimento mental e físico. Na verdade, aos dois anos de idade, as crianças passam mais tempo adormecidas do que acordadas3. Além disso, o que o seu filho come influência o seu desenvolvimento. O ferro é um nutriente essencial durante a infância que ajuda o seu bebé a crescer e a desenvolver-se. Os ácidos gordos ômega-3 como o ácido (DHA) também pode ajudar a desenvolver a visão e o cérebro; Eles podem ser obtidos a partir de leite materno ou alguns substitutos dos mesmos, e posteriormente de outros alimentos, tais como o peixe e ovos.