Início da contribuição complementar

 

Complementar significa adicionar as fórmulas infantis ao leite materno para alimentar o bebé umas poucas vezes durante a semana ou várias vezes ao dia. Saiba a maneira de complementar a alimentação de bebés com fórmulas infantis.

O aleitamento materno proporciona a melhor alimentação ao seu bebé.

A fórmula para lactentes é a única alternativa ao leite materno nos primeiros seis meses de vida do bebé. Se decidir alimentar o seu bebé com uma fórmula para lactentes ou usá-la como um complemento ao leite materno, deverá escolher uma fórmula para lactentes apropriada às suas necessidades nutricionais.

Se o bebé está habituado a ser alimentado com leite materno pode não aceitar o biberão. Pode ser o momento ideal para que o pai possa participar no cuidado do seu bebé. Se vai regressar ao trabalho, pode ser uma boa ideia começar, gradualmente, algumas semanas antes a dar-lhe o biberão de forma a que ele se acostume.

Importante: a decisão de interromper a amamentação pode ser difícil de reverter e a incorporação parcial do biberão poderá reduzir a produção de leite materno. As vantagens económicas da amamentação devem ser tidas em consideração antes de iniciar o uso do biberão. Consulte sempre um profissional de saúde para a devida supervisão médica.

Comece de forma gradual

Comece por dar um biberão com leite materno numa das tomas do dia, de preferência naquela em que ele mostrar menos interesse. Introduza uma segunda refeição por biberão e, assim sucessivamente, até que esteja habituado à utilização do biberão. Uma vez habituado ao biberão poderá substituir o leite materno pela fórmula para lactentes. Esta transição gradual também irá ajudar os seus seios a não ficarem congestionados.

Quando devo iniciar a alimentação com biberão?

  • Escolha o momento certo. Normalmente é preferível dar o primeiro biberão quando ele estiver feliz e descontraído, evitando as tomas em que ele sente mais fome.
  • Recomenda-se que seja outra pessoa, como o pai ou avós, a proporcionar-lhe o primeiro biberão. O bebé está habituado ao leite materno e pode rejeitar o biberão.
  • Recomenda-se que o primeiro biberão seja de leite materno e realizar uma transição gradual. Dê-lhe tempo para se acostumar com o biberão, com um gosto familiar antes de iniciar a fórmula para lactentes.
  • Use uma tetina de biberão idêntica à sua chupeta. Colocar um pouco de leite na tetina é uma maneira de incentivar o bebé a aceitar o biberão.

Escolha a fórmula para lactentes adequada ao seu bebé

A fórmula para lactentes está especialmente adaptado às necessidades nutricionais do seu bebé, fornece proteínas, lípidos, ácidos gordos essenciais e quantidades adequadas de minerais e de vitaminas. De um modo geral, as fórmulas para lactentes são adequadas desde o nascimento até aos seis meses de idade como a única fonte de alimentação e as fórmulas de transição são adequadas entre os 6 e os 12 meses, como parte de uma dieta diversificada.

As fórmulas infantis, independentemente da marca, estão sujeitas a regulamentação Europeia especifica (1). Algumas fórmulas destinam-se a satisfazer as necessidades nutricionais específicas, como: tratamento dietético da obstipação, alergias alimentares, regurgitação, cólicas, etc. As fórmulas destinadas ao tratamento de problemas específicos designam-se por alimento dietético destinado a fins medicinais específicos. Se tiver dúvidas sobre a fórmula infantil adequada para o seu bebé, aconselhe-se com o seu pediatra. Se tiver dúvidas sobre a composição nutricional de uma fórmula infantil em relação à adequação à idade do bebé, consulte o seu pediatra.

Poderá confiar na experiência da Mead Johnson Nutrition

A Mead Johnson desenvolveu uma gama de fórmulas infantis - Enfamil para lactentes, considerando os benefícios do leite materno. Esta fórmula contém os elementos essenciais que o seu bebé necessita para o seu desenvolvimento desde o primeiro dia e DHA (ómega 3), que é uma parte natural da dieta do bebé, e que também se encontra no leite materno.

Enfamil premium 2 é adequado para lactentes apartir dos 6 meses de idade como parte de uma dieta diversificada. Enfamil premium 2 é a primeira fórmula infantil para bebés com o teor exigido de 0,3% DHA (ómega 3) (2), sendo importante para o desenvolvimento normal da visão do seu bebé. A EFSA (European Food Safety Authority) reconheceu que esta quantidade é adequada para o desenvolvimento normal da visão do seu bebé (3,4,5). A ingestão de ácido docosahexaenóico (DHA) contribui para o desenvolvimento normal da visão de um bebé até aos 12 meses de idade. Este efeito benéfico é obtido pela ingestão de uma dose diária de 100 mg de DHA.

Artigo relacionado:

Aprenda a preparar o biberão do seu bebé

Bibliografia:

1. Jornal Oficial da União Europeia: Directiva 2006/141 / CE, da Comissão de 22 de Dezembro de 2006
2. Contém uma percentagem mínima de DHA 0,3% de ácidos gordos totais.
3. EFSA Journal 2009, 941: 1-14.
4. Regulamento (UE) n.º 440/2011, da Comissão de 6 de Maio de 2011.
5. A ingestão diária de 100 mg de DHA são necessárias para a ocorrência do efeito referido