Mais informação sobre os sintomas e causas frequentes da diarreia
A maioria dos bebés faz ocasionalmente dejeções moles. A diarreia ocorre quando o bebé tem fezes frequentes e aquosas. Pode causar uma infeção e ser acompanhada de vómitos. Esta situação designa-se por gastroenterite (infeção no estômago).
A diarreia e os vómitos são mais graves nos bebés do que em crianças de tenra idade, uma vez que os bebés podem facilmente perder líquido e desidratarem-se. O bebé pode parecer apático ou irritável, ter a boca seca e a pele sem brilho, pálida ou manchada, os olhos e a fontanela (o ponto macio na parte superior da cabeça) pode parecer afundado. Se o bebé ficar desidratado poderá urinar pouco. Poderá perder o apetite e manter as suas mãos e os seus pés frios. Pode ser difícil identificar a quantidade de urina quando se verifica uma situação de diarreia.
Quando consultar o pediatra?
Quando consultar o pediatra? Consulte o seu pediatra ou o médico se o seu bebé tiver seis ou mais episódios de diarreia nas últimas 24 horas, ou tenha vomitado três vezes ou mais nas últimas 24 horas. Se o seu bebé estiver doente (menos colaborante, com febre ou urina pouco) ou se estiver a vomitar há mais de um dia, leve-o imediatamente ao seu pediatra.
Consulte o seu pediatra ou médico e siga as suas recomendações. De seguida, apresentam-se algumas orientações gerais:
- Dê mais líquidos. É possível que o seu médico lhe recomende dar fluidos de reidratação oral entre as tomas ou após as fezes aquosas.
- Não deixe de lhe dar o leite. Dê mais líquidos para além de leite.
- Assegure-se que todos os membros da família lavam as mãos frequentemente com água morna e sabão para evitar a propagação da infeção.
- Não compartilhe toalhas.
- Não leve o seu bebé a uma piscina durante as duas semanas seguintes ao último episódio de diarreia.