Conheça como a gestação aumenta o esforço físico no último trimestre da gravidez.

 

 

 

Atendendo a que está a entrar na fase final da gravidez poderá sentir-se mais cansada e desconfortável. Uma dieta equilibrada, repouso e atividade física saudável contribuem para o seu bem-estar geral. De seguida encontram-se algumas sugestões que a poderão ajudar nesta fase:

Dores nas costas

À medida que o bebé cresce no interior do útero, os músculos são alongados, o que distende os músculos das costas.

Sugestão: peça para lhe fazerem massagens nas costas! Descanse tanto quanto possível. Mantenha uma postura correta, use sapatos confortáveis ​​e tente fazer alongamentos. Evite levantar pesos, mas caso seja necessário utilize as pernas e os braços.

Dores nas ancas

Durante a preparação para o parto, as hormonas distendem as articulações em torno da pélvis. Isso poderá causar dor no quadril, geralmente num dos lados.

Sugestão: Peça ao seu médico que lhe recomende alguns exercícios para fortalecer a parte inferior das costas e os músculos abdominais. Tente também tomar banhos quentes ou aplicar compressas quentes.

Cãibras nas pernas

A distenção das articulações pélvicas durante a preparação para o parto, muitas das vezes acompanhada por má circulação. O facto do bebé se encontrar a pressionar os nervos poderá causar cãibras nas pernas. Isto geralmente acontece à noite ou de manhã cedo.

Sugestão: faça movimentos, andando a um ritmo moderado. Tente flexionar os seus pés e esticar as pernas (sem esticar os dedos dos pés). Mantenha as pernas levantadas. Utilize meias de descanso elásticas e cintas para grávidas.

Ciática / dor nas costas / formigueiro / dormência nas pernas

O seu bebé está a crescer, podendo pressionar o nervo ciático, que vai desde a parte inferior das costas passando pelas pernas até aos pés. Isso pode causar formigueiro, dormência ou dor e é conhecida como dor ciática.

Sugestão: Poderá sentir um alívio quando o bebé mudar de posição. Até lá, tente banhos quentes ou uma almofada de aquecimento. Duma do lado oposto da dor.

Dor vaginal

Se sentir uma dor aguda na zona vaginal é possível que o colo do útero comece a dilatar.

Sugestão: tente relaxar e pense que o seu bebé nascerá brevemente.

Inchaço e retenção

Os pulsos e os tornozelos poderão inchar devido à retenção de líquidos e ao aumento do estrogénio. A água retida ajuda a acomodar o aumento do volume de sangue e compensa a água que irá perder durante o parto.

Sugestão: levante os pés sempre que puder e ande com sapatos confortáveis. Realize exercícios para melhorar a circulação (consulte primeiro o seu médico). Aumente a ingestão de água e limite a toma de diuréticos que causam a excreção de água e sal. Consulte o médico.

Azia

A azia pode ser causada pelo ácido gástrico no esófago ou pela pressão do bebé no estômago.

Sugestão: faça refeições pequenas e frequentes. Limite a ingestão de alimentos gordurosos ou picantes, bem como alimentos processados, chocolate e refrigerantes. Tente relaxar e comer devagar. Se puder, dê um passeio depois de comer para manter o nível dos sucos gástricos.

Obstipação

Os elevados níveis hormonais retardam o proceso digestivo, por outro lado o bebé está a pressionar, o que torna menos eficaz o processo digestivo conduzindo a uma situação de obstipação.

Sugestão: beba muita água. Faça exercício com segurança, mas consulte primeiro o seu médico. Coma alimentos ricos em fibras, tais como alimentos integrais, farelo e ameixas secas.

Hemorróidas

A obstipação também pode causar hemorróidas, inchaços, veias dolorosas em torno do reto, que muitas vezes causam comichão e sangramento.

Sugestão: comer muita fibra, beber água e praticar exercício para manter a forma. Consulte o seu médico antes de iniciar um programa de exercícios. Tente não fazer força quando evacuar. Evite estar de pé ou sentada por longos períodos de tempo. Os blocos de gelo, almofadas com anéis, banhos quentes com bicarbonato de sódio e papel higiénico macio não perfumado podem ajudar a aliviar o desconforto.

Micção frequente e perda urinária

À medida que o útero se expande haverá uma pressão sobre a bexiga, causando uma necessidade frequente de urinar. Além disso, poderá provocar uma fuga de urina, especialmente quando se rir, tossir ou espirrar.

Sugestão: esvaziar completamente a bexiga e usar pensos higiénicos diários.

Astenia

A fadiga, nesta fase, é comum e esperada, uma vez que suporta o peso extra do bebé que cresce rapidamente.

Sugestão: mantenha a calma. Se possível vá para a cama maiscedo. Coma bem e beba muita água. Continue a fazer atividade física regular, mas primeiro consulte o seu médico. Não tenha medo de pedir ajuda.

Os problemas do sono

No terceiro trimestre, a maioria das vezes é difícil dormir confortavelmente, devido ao tamanho da barriga, às emoções, ao desconforto ou devido ao movimento ou mudança de posição do bebé.

Sugestão: os hidratos de carbono desencadeam a libertação da serotonina, que ajuda a dormir, por isso coma lanches ricos em hidratos de carbono, tais como biscoitos, fruta ou torradas com compota antes de ir para a cama. Tente dormir de lado, com os joelhos dobrados. Use almofadas para apoiar a sua barriga, entre as pernas.

Recomendação para a gravidez

Comece a preparar-se para a chegada do seu recém-nascido. Adquira produtos essenciais, como fraldas, roupas de bebé, sutiãs de amamentação, biberões ou o berço, etc.