Saiba que alimentos deverá limitar ou evitar durante a gravidez e a lactancia.

 
 
 
 
 
 
 

Limite ou evite o consumo dos seguintes alimentos durante a gravidez e a lactação:

Cafeína

Limite a ingestão de cafeína a 200 mg por dia, o equivalente a 1 ou 2 chávenas de café. Cuidado com bebidas energéticas podem conter cafeína.

Infusões

São permitidas as infusões de frutas cítricas, gengibre, limão ou laranja, no entanto, outras infusões podem ter efeitos prejudiciais.

Álcool

Todas as formas de álcool, incluindo as bebidas alcoólicas destiladas, o vinho e a cerveja são perigosos para a saúde do seu bebé

Alimentos pré-cozinhados

Os fiambres, os patês e as salsichas apresentam um ligeiro risco de infecção por Listeria.

Ovos, aves e carne crua ou mal cozida

Evite aves, ovos e carne crua ou mal cozida (tais como hambúrgueres e ovos mal cozinhados), pois podem conter bactérias nocivas como a salmonela.

Alimentos não pasteurizados

Evite alimentos não pasteurizados (tais como leite, sumo e queijo) pois também podem conter bactérias causadoras de doenças.

Peixes e mariscos

Durante a gravidez deverá tentar comer duas porções de peixe por semana, incluindo uma de peixe gordo, como salmão, sardinha ou cavala. os peixes gordos fornecem ácidos gordos especiais, tais como o DHA que contribui para o desenvolvimento normal do cérebro e dos olhos do seu bebé. No entanto, você deve evitar comer mais de duas porções de peixes gordos por semana, uma vez que podem conter contaminantes. Além disso, evite comer frutos do mar crús e peixe com alto teor de mercúrio, como a raia e o peixe espada. Limite a quantidade semanal de bifes de atum fresco para duas. Os alimentos devem ser bem cozidos para evitar infeções.

Mais informações sobre a quantidade de DHA que necessita durante a gravidez.