O aleitamento materno proporciona a melhor nutrição para o seu bebé.

 

Em que é diferente a alimentação de um bebé prematuro?

 

Quando um bebé nasce prematuramente:

  • Para começar, o bebé pode ser muito pequeno ou estar demasiado doente para ser amamentado. Muitos dos bebés encontram-se na Unidade de Cuidados Neonatais do hospital, é possível que lhe peçam para extrair o leite materno de forma a que o bebé o possa receber através de uma sonda. A sonda passa através do nariz ou boca até chegar ao estômago, sem causar qualquer dano ao bebé. Gradualmente, à medida que se desenvolve e fortalece, poderá começar a mamar diretamente do peito da mãe.
  • O leite materno irá ajudar a desenvolver o sistema digestivo, vulnerável por ser um bebé prematuro e, combater as infeções. O seu estômago digere mais facilmente o leite materno do que as fórmulas para lactentes. O leite materno contém também hormonas e fatores de crescimento que ajudam o bebé a crescer e a se fortalecer.
  • Mesmo se o bebé ainda não estiver em condições de mamar, deverá extrair o leite do peito, a fim de aumentar a sua produção. A equipa de saúde da unidade neonatal poderá aconselhá-la sobre a forma de aumentar a produção, estimular o fluxo e removê-lo. Sempre que tiver dúvidas ou alguma preocupação deverá procurar ajuda.
  • O seu médico poderá sugerir que o recém-nascido necessite de outro leite para além do leite materno. Nos hospitais existem suplementos para o caso da mãe não ser capaz de produzir o leite suficiente para o bebé, especialmente para os casos em que a mãe se encontra doente ou que teve que esperar algum tempo para iniciar a extração do leite. Em alguns hospitais utilizam-se fortificantes, que contêm uma mistura de minerais, vitaminas e proteínas.
  • Quando não se tem leite materno pode-se usar uma fórmula infantil até que a mãe comece a produzir o leite suficiente.

Quando o bebé prematuro chega a casa:

Importante: A decisão de interromper a amamentação pode ser difícil de reverter e a introdução parcial do biberão poderá reduzir a produção de leite materno. As vantagens da amamentação no aspeto económico devem ser consideradas antes de iniciar o uso do biberão. Qualquer erro no cumprimento das instruções de preparação pode ser prejudicial para a saúde do seu bebé. O médico irá aconselhá-lo sobre os cuidados a ter com a alimentação do seu bebé, bem como a incorporação dos alimentos adequados na dieta à medida que crescem. As fórmulas para lactentes prematuros devem ser sempre utilizadas sob supervisão médica.

  • Se estiver a amamentar o bebé em casa, é provável que tenha começado este processo ainda no hospital.
  • Se o bebé estiver a ser alimentado com uma fórmula infantil, será um tipo de fórmula especial, formulada para bebés prematuros ou doentes. O médico irá aconselhar o tipo mais adequado de leite para o seu bebé.
  • Em casa, tente seguir exatamente as instruções na utilização do leite em pó. Se você tiver dúvidas sobre a alimentação do seu filho, aconselhe-se com o seu pediatra.